Porque é que os cães dormem de barriga para cima?

Porque é que os cães dormem de barriga para cima? Dormir de barriga para cima permite que o seu cão relaxe completamente e consiga dormir profundamente. Apesar desta posição ser estranha, e muitas vezes hilariante, para o nosso cachorro, esta posição é a mais confortável e relaxante.

 

Porque é que os cães dormem de barriga para cima?

  • Conforto;
  • Segurança;
  • Controlo de temperatura;
  • Afeto.

Conforto

Dormir de barriga para cima é a posição mais confortável para o seu cão pois permite que os seus músculos relaxem por completo. As outras posições não permitem que o seu cachorro durma profundamente pois pode necessitar de acordar repentinamente e levantar-se rapidamente.

Segurança

Para além de ser a posição mais confortável para o seu cão, ele dorme com a sua barriga exposta quando se sente mais seguro. Este tipo de comportamento não é observado na natureza ou até quando o seu cachorro está fora de casa. Os cães selvagens ou até os lobos não dormem de barriga para cima pois não se sentem seguros. Esse tipo de exposição deixa os animais vulneráveis em caso de se sentirem ameaçados. Quando o cão dorme de barriga para cima, este fica vulnerável. Se o seu cão dorme de barriga para cima então é porque ele  sente-se seguro e protegido.

Controlo de Temperatura

Outra razão para os cães dormirem de barriga para cima é o controlo de temperatura. Em períodos de maior calor, sendo que a camada de pelo na sua barriga é mais fina, isto ajuda-os a arrefecer e a manter a sua temperatura corporal.

Afeto

Alguns cães adoram dormir de barriga para cima encostados aos seus donos (ou até de lado). Eles dormem nesta posição para demonstrar afeto e confiança para com os seus donos.

Posições para dormir:

  • De lado;
  • Enrolado;
  • De barriga para baixo;
  • De barriga para cima.

Deve estar atento à posição em que o seu cão dorme mais frequentemente. A posição em que ele dorme pode variar conforme o local, pessoas à volta dele e até temperatura. Lesões e doenças também podem causar uma mudança na posição de dormir do seu cachorro, portanto deve estar atento a sinais de que ele está com dores ou desconforto.

Deitado de lado

Um cão que se deita de lado sente-se seguro e confortável pois fica com a sua barriga, parte mais vulnerável, exposta. Os cães que dormem nesta posição tendem a mover-se muito pois têm as suas patas livres. Não se assuste, ele está apenas a sonhar.

 

Enrolado

Uma posição muito comum para dormir. Esta posição é frequentemente observada na natureza em lobos ou cães selvagens pois protege os seus órgãos vitais, ajuda a conservar a temperatura e ainda facilita o movimento do animal caso necessite de se levantar com rapidez. Apesar de não ser uma posição tão relaxada, esta não significa que o seu cão esteja menos confortável com o ambiente que o rodeia. Durante o inverno, é normal que este durma nesta posição simplesmente pois pode-se sentir mais cómodo.

 

Deitado de barriga para baixo

Esta posição também é chamada de Super Homem (ou Superman). Permite que o cão se levante rapidamente e fique pronto para a brincadeira. Cachorro que dormem nesta posição não querem perder nenhum momento para entrar em ação em brincadeiras, mesmo quando estão a fazer uma sesta.

 

Deitado de barriga para cima

Da mesma maneira que dormir enrolado conserva a temperatura, dormir de barriga para cima ajuda o cão a arrefecer e controlar a temperatura corporal, já que a sua camada de pelo na barriga é mais fina e que as suas patas possuem glândulas de suor. Quando os cães dormem de barriga para cima significa que eles estão muito confortáveis pois expõem a parte mais vulnerável do seu corpo. Esta posição é mais comum durante os meses de maior calor.

 

Se gostou deste artigo então também poderá gostar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários que envolvam protocolos terapeuticos, preços ou financiamento, e tratamentos sem supervisão médica serão eliminados. Conheça a nossa politica de proteção de dados.