Porque é que os cães dormem de barriga para cima?

1

Porque é que os cães dormem de barriga para cima? Dormir de barriga para cima permite que o seu cão relaxe completamente e consiga dormir profundamente. Apesar desta posição ser estranha, e muitas vezes hilariante, para o nosso cachorro, esta posição é a mais confortável e relaxante.

 

Porque é que os cães dormem de barriga para cima?

  • Conforto;
  • Segurança;
  • Controlo de temperatura;
  • Afeto.

Conforto

Dormir de barriga para cima é a posição mais confortável para o seu cão pois permite que os seus músculos relaxem por completo. As outras posições não permitem que o seu cachorro durma profundamente pois pode necessitar de acordar repentinamente e levantar-se rapidamente.

Segurança

Para além de ser a posição mais confortável para o seu cão, ele dorme com a sua barriga exposta quando se sente mais seguro. Este tipo de comportamento não é observado na natureza ou até quando o seu cachorro está fora de casa. A falta de segurança no ambiente natural leva a que cães selvagens e lobos não durmam de barriga para cima. Esse tipo de exposição deixa os animais vulneráveis em caso de se sentirem ameaçados. Quando o cão dorme de barriga para cima, este fica vulnerável. Se o seu cão dorme de barriga para cima então é porque ele  sente-se seguro e protegido.

Controlo de Temperatura

Outra razão para os cães dormirem de barriga para cima é o controlo de temperatura. Em períodos de maior calor, sendo que a camada de pelo na sua barriga é mais fina, isto ajuda-os a arrefecer e a manter a sua temperatura corporal.

Afeto

Alguns cães adoram dormir de barriga para cima encostados aos seus donos (ou até de lado). Eles dormem nesta posição para demonstrar afeto e confiança para com os seus donos.

Posições para dormir:

  • De lado;
  • Enrolado;
  • De barriga para baixo;
  • De barriga para cima.

Deve estar atento à posição em que o seu cão dorme mais frequentemente. A posição em que ele dorme pode variar conforme o local, pessoas à volta dele e até temperatura. Lesões e doenças também podem causar uma mudança na posição de dormir do seu cachorro, portanto deve estar atento a sinais de que ele está com dores ou desconforto.

Deitado de lado

Um cão que se deita de lado sente-se seguro e confortável pois fica com a sua barriga, parte mais vulnerável, exposta. Os cães que dormem nesta posição tendem a mover-se muito pois têm as suas patas livres. Não se assuste, ele está apenas a sonhar.

 

Enrolado

Uma posição muito comum para dormir. Esta posição é frequentemente observada na natureza em lobos ou cães selvagens pois protege os seus órgãos vitais, ajuda a conservar a temperatura e ainda facilita o movimento do animal caso necessite de se levantar com rapidez. Apesar de não ser uma posição tão relaxada, esta não significa que o seu cão esteja menos confortável com o ambiente que o rodeia. Durante o inverno, é normal que este durma nesta posição simplesmente pois pode-se sentir mais cómodo.

 

Deitado de barriga para baixo

Esta posição também é chamada de Super Homem (ou Superman). Permite que o cão se levante rapidamente e fique pronto para a brincadeira. Cachorro que dormem nesta posição não querem perder nenhum momento para entrar em ação em brincadeiras, mesmo quando estão a fazer uma sesta.

 

Deitado de barriga para cima

Da mesma maneira que dormir enrolado conserva a temperatura, dormir de barriga para cima ajuda o cão a arrefecer e controlar a temperatura corporal, já que a sua camada de pelo na barriga é mais fina e que as suas patas possuem glândulas de suor. Quando os cães dormem de barriga para cima significa que eles estão muito confortáveis pois expõem a parte mais vulnerável do seu corpo. Esta posição é mais comum durante os meses de maior calor.

 

Se gostou deste artigo então também poderá gostar:

1 COMENTÁRIO

  1. AMO BICHOS, PRINCIPALMENTE, CÃES E GATOS.
    AGRADEÇO MUITO AS NOTÍCIAS E NOVIDADES SOBRE PETS.
    MUITO OBRIGADA.
    UM ABRAÇO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome aqui