Porque é que os gatos comem erva?

3

Porque que é que os gatos comem erva? Ainda é uma questão que não foi completamente respondida. A erva é principalmente constituída por celulose e não contêm um valor nutricional significativo. Os gatos, como são carnívoros, não conseguem digerir a erva por falta da enzima celulose. No entanto, o seu consumo poderá ter outras utilidades para o gato, colocando-se várias hipoteses:

  • Ajuda na digestão: a erva pode ser utilizada pelos gatos como um estimulo para provocar o vómito. Isto poderá ser útil após a ingestão de uma presa, para eliminar os pequenos ossos e pelo que se encontram no estômago do gato.
  • Bolas de pelo:  durante o o processo de higiene dos gatos, estes ingerem grandes quantidades de pelo, que não é digerivel e forma bolas de pelo no estômago. Estas bolas de pelo poderão causar obstruções no sistema gastrointestinal. A ingestão de erva pode induzir o vomito e eliminação de bolas de pelo.
  • Necessidades nutritivas:  os gatos poderão ingerir erva na tentativa de colmatarem falhas em nutrientes. A erva tem elevada humidade e contém alguns elementos residuais, como minerais e vitamina A.
  • Gosto pessoal: a erva poderá ser palatável, ou seja, saborosa para os gatos, levando à ingestão por puro prazer.

Como fornecer erva ao gato?

A erva pode ser comprada em lojas de animais e podem vir no vaso ou em semente. Deve ter vários vasos em simultâneo para não haver escassez. Mesmo gatos com acesso ao exterior poderão beneficiar da erva em casa, visto que as ervas no exterior poderão estar contaminadas com pesticidas. Pode-se disponibilizar a erva no vaso, mas o gato poderá arrancar a raiz levando à morte da planta, ou cortar algumas laminas e dar ao gato.

Quer saber mais sobre gatos? Leia os nossos artigos:

3 COMENTÁRIOS

  1. A nossa falecida Tica era doida por ervas!
    Pedia-nos sempre, apontava a cabeça para onde estavam para lhe darmos, ou miava à entrada para irmos buscar o vaso ao quintal.
    E se houvesse dias em que não havia, ficava aborrecida e chateada!

    • Há uns gatos que gostam mais do que os outros. Conheço um que adora comer tudo o que é verde, até come alface! Eu vi o vosso blog sobre a Tica. É triste e misterioso o que aconteceu

  2. O meu Snoo adorava ir comer erva à rua. Aproveitava e passeava.
    Deixei de o fazer para se desabituar ir à rua.
    Infelizmente o cancro de pele não lhe dá descanso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome aqui