Os cães podem comer…? [Lista de 85 alimentos]

Para além dos vários tipos de ração, os cuidadores procuram variar a dieta dos seus cães utilizando alimentos saudáveis.

No entanto, existem alimentos tóxicos que levantam dúvidas sobre quais as comidas podemos partilhar com o nosso melhor amigo.

Para não deixar mais dúvidas, reunimos a informação dos 85 alimentos mais comuns de partilhar com os cães.

Irá encontrar o que os cães não podem comer. Também irá encontrar o que os cães podem comer para além da ração.

Não deverá esquecer que as guloseimas “extra” não devem exceder 10% das calorias diárias do animal.  Esta lista é também útil se pretende cozinhar uma dieta caseira para o seu animal.

Frutos que os cães podem e não podem comer

Os frutos podem ser utilizados como guloseimas para cães. São geralmente saudáveis quando fornecidos frescos ou congelados. Já fruta seca, cristalizada, ou em calda não é recomendada devido à elevada quantidade de açúcares adicionados.

Algumas frutas são naturalmente ricas em açúcares. Assim, deve-se apenas fornecer fruta como guloseima em moderação. Excesso de fruta na dieta pode aumentar o risco de obesidade. Já nos animais diabéticos, não é recomendado utilizar fruta na dieta.

Alguns frutos podem causar distúrbios gastrointestinais, com vómitos, diarreia e flatulência. É importante apenas fornecer pequenas quantidades dos frutos permitidos e observar a reação do organismo.

A preparação da fruta para cães consiste em lavar, descascar, remover as sementes ou caroço, e partir em pedaços pequenos ou moer em pasta.

Os cães podem comer abacate?

Não, os cães não podem comer abacate. O abacate contém um princípio tóxico chamado persina que causa irritação gástrica, vómitos, diarreia e cardiopatias. A elevada quantidade de gordura do abacate pode também causar transtornos gastrointestinais. O caroço do abacate pode ser ingerido e causar uma obstrução gastrointestinais.

Os cães podem comer amendoim ou manteiga-de-amendoim?

Sim, os cães podem comer amendoins ou manteiga-de-amendoim. Os amendoins são ricos em proteína, vitamina B6, E, e gorduras saudáveis. Os cães só devem comer amendoins torrados ou crus sem sal. A manteiga-de-amendoim deve ser produzida apenas a partir de amendoins, não contendo óleos, sal, ou adoçantes tóxicos (xilitol) adicionados. Os amendoins e a manteiga-de-amendoim são ricos em gordura e por isso devem ser dados em moderação.

Os cães podem comer ananás?

Sim, os cães podem comer ananás. O ananás cru e maduro é rico fibra, vitaminas C, B1, B2, B3, B6, B9 e minerais como o magnésio, manganês, cobre, potássio e ferro. Em grandes quantidades, pode originar distúrbios gastrointestinais, e o centro duro pode causar obstruções. Não se deve dar ananás de lata por ser muito doce. É preferível usar ananás cru ou congelar como um snack refrescante para o verão.

Os cães podem comer banana?

Sim, os cães podem comer bananas. A banana é rica em fibra, magnésio, potássio, vitamina B6, e vitamina C. Como são frutas doces devem ser fornecidas em moderação. Não é recomendado dar a casca ao seu cão, pois é difícil de digerir e pode causar obstruções.

Os cães podem comer castanhas?

Sim, os cães podem comer castanhas. As castanhas são ricas em fibra, proteína, ácidos gordos, magnésio, potássio e vitamina C. No entanto, os cães não devem comer castanhas cruas. As castanhas cruas contêm elevadas concentrações de ácido tânico que pode ser tóxico para o fígado e rins do cão. As castanhas cruas são também duras e podem causar obstruções. Logo, deve-se cozer ou assar as castanhas (sem temperos) antes de dar ao cão.

Os cães podem comer cerejas?

Não, os cães não podem comer cerejas. O caroço, pés e folhas contêm cianeto que é tóxico e letal se ingerido em quantidades suficientes. Os caroços também podem causar obstruções gastrointestinais. Logo, é melhor prevenir e não dar cerejas ao seu cão.

Os cães podem comer damasco?

Não, os cães não podem comer damascos. O caroço do damasco contém cianeto, tal como o pêssego e as cerejas. O caroço também pode estar na origem de obstruções intestinais. Logo, como o caroço é difícil de remover, não se recomenda dar damascos aos cães.

Os cães podem comer dióspiro?

Sim, os cães podem comer dióspiros. No entanto, deve-se remover as sementes do dióspiro que causam inflamação intestinal e obstrução. O fruto em si é seguro quando fornecido em pequenas doses.

Os cães podem comer framboesas?

Não, os cães não podem comer framboesas. As framboesas contêm pequenas doses do adoçante natural xilitol que é tóxico para os cães. O xilitol causa hipoglicemia e doença hepática. Apesar de pequenas doses de framboesas provavelmente serem inócuas, é preferível prevenir e não dar framboesas ao cão.

Os cães podem comer figos?

Sim, os cães podem comer figos. Os figos frescos não são tóxicos, mas são muito ricos em fibra. Podem causar transtornos gastrointestinais quando ingeridos em elevadas doses. Os figos secos são muito doces e por isso não são recomendados. As folhas e seiva da figueira são tóxicas.

Os cães podem comer goiaba?

Sim, os cães podem comer goiabas. As goiabas são frutos exóticos ricos em vitamina A, B3, B6, C, K e fósforo. Alguns cães podem sofrer de distúrbios gastrointestinais após ingestão de goiaba. Este é também um fruto rico em sódio, e por isso deve se fornecido em moderação. As sementes devem ser removidas pois podem causar obstruções. Já a goiabada contem muito açúcar adicionado, o que pode ser prejudicial ao cão.

Os cães podem comer jaca?

Não sabemos se os cães podem comer jaca. Segundo a Dra. Joanna Woodnutt, a jaca ainda é uma comida recente no Oeste e por isso pouco se sabe sobre a sua toxicidade para os animais de companhia. No entanto, pensa-se que a jaca seja segura para os cães, uma vez que outras plantas da família são inócuas e mamíferos selvagens comem jaca.

Os cães podem comer kiwi?

Sim, os cães podem comer kiwis. O kiwi é fonte de fibra, mas em alguns casos pode causar distúrbios gastrointestinais e diarreia. Os kiwis devem ser descascados e cortados em pedaços pequenos para evitar que o animal se engasgue.

Os cães podem comer laranja, tangerina e limão?

Não, os cães não devem comer citrinos como a laranja, tangerina e limão. Em pequenas quantidades podem ser inócuos e fonte de vitamina C. A fruta e sementes contêm ácido cítrico e óleos essenciais que podem causar irritação gastrointestinal, alteração do sistema nervoso central e até depressão. Muitos cães também não gostam do sabor ácido dos citrinos.

Os cães podem comer lichia?

Não, os cães não podem comer lichias. A lichia em si não é tóxica, mas o caroço pode causar engasgamento e obstrução intestinal. O fruto verde contém toxinas que causam hipoglicemia. As lichias em lata são muito doces e por isso também não são saudáveis para os cães.

Os cães podem comer maçã?

Sim, os cães podem comer maçãs. As maçãs são fontes de vitamina C, vitamina A, potássio e antioxidantes. A sua casca é rica em fibra que ajuda à digestão. Roer a maçã também ajuda a manter os dentes limpos. Deve-se remover o centro da maça, que pode causar obstrução, e as sementes, que contêm uma pequena quantidade de cianeto. É preferível cortar a maçã em fatias ou cubos.

Os cães podem comer manga?

Sim, os cães podem comer mangas. A manga é rica em fibra uma fonte de vitamina A, B6, C e E. Deve ser servida sem casca e sem o caroço, que pode causar obstruções, cortado em pedaços para que o cão não se engasgue.

Os cães podem comer mamão ou papaia?

Sim, os cães podem comer mamão ou papaia. O fruto deve ser servido maduro, descascado, em pedaços sem sementes. As sementes contêm cianeto tóxico e podem causar obstruções gastrointestinais. Preparados secos, enlatados e em sumo são doces e podem conter um adoçante tóxico (xilitol), não sendo recomendados.

Os cães podem comer melancia?

Sim, os cães podem comer melancia. A melancia é baixa em calorias, rica em água e vitamina A, B6, C e potássio. Deve-se fornecer a melancia sem casca, que pode causar distúrbios gastrointestinais, e sem sementes, que podem causar obstruções. Pode dar a melancia me fatias, pedaços congelados, ou em cubos de polpa congelada.

Os cães podem comer melão?

Sim, os cães podem comer melão. O melão é baixo em calorias, rico em água, e fonte de vitamina A, B6, B3, B9, C e potássio. Tal como a melancia, deverá remover as sementes e casca antes de servir o melão ao seu cão. O melão deve ser fornecido em moderação devido ao açúcar natural da fruta, não sendo recomendado para animais diabéticos.

Os cães podem comer mirtilos?

Sim, os cães podem comer mirtilos. Os mirtilos são ricos em antioxidantes e fibra. Os mirtilos podem ser dados como alimentos frescos ou congelados, depois de lavados. Para cães pequenos, é recomendado cortar os mirtilos para que não se engasguem.

Os cães podem comer morango?

Sim, os cães podem comer morangos. Os morangos são ricos em fibra e vitamina C. Deve-se lavar e cortar os morangos para evitar que o cão se engasgue. Também se pode moer os morangos e congelar em cubos, como uma guloseima ideal para o verão.

Os cães podem comer nêsperas?

Não, os cães não podem comer nêsperas. Tecnicamente, a parte do fruto é segura para o cão. No entanto, o caroço contém cianeto e também pode causar obstruções. Uma vez que a remoção do caroço é difícil, não se recomenda dar nêsperas aos cães.

Os cães podem comer nozes e frutos secos?

Não, os cães não podem comer nozes e frutos secos. Alguns frutos secos são tóxicos para os cães e todos são ricos em gordura, podendo originar distúrbios gastrointestinais. As amêndoas podem engasgar os cães, enquanto as nozes macadâmias são muito tóxicas para os cães. Por segurança, não se deve dar nozes e frutos secos aos cães.

Os cães podem comer pêssego e nectarinas?

Sim, os cães podem comer pêssegos e nectarinas. Os pêssegos são uma boa fonte de fibra e vitamina A. Devem ser servidos sem casca. Em grandes quantidades, os pêssegos podem causar distúrbios gastrointestinais e diarreias. Os pêssegos em calda são muito doces e por isso não são recomendados.

Os cães podem comer peras?

Sim, os cães podem comer peras. As peras são ricas em fibra e vitamina C e A. Tal como a maçã, as sementes da pera contêm cianeto e o centro pode causar obstruções. É preferível dar a pera em lavada em pedaços. As peras em calda são muito doces e por isso não são recomendadas.

Os cães podem comer romã?

Não, os cães não podem comer romãs. Algumas partes da romã podem ser tóxicas. As membranas e peles da romã contêm cianeto, para além de causarem distúrbios gastrointestinais. Os taninos da casca podem causar lesões hepáticas. As sementes rosadas da romã não são digeridas e podem ser tóxicas para os cães.

Os cães podem comer tâmaras?

Não, os cães não podem comer tâmaras. As tâmaras são ricas em açúcar e fibra, que podem causar dores de barriga e diarreia. O caroço da tâmara não contém cianeto mas continua a poder engasgar o cão e causar obstruções gastrointestinais. As tâmaras são também difíceis de mastigar para alguns cães.

Os cães podem comer uvas (e passas)?

Não, os cães não podem comer uvas (ou passas). As uvas podem causar uma toxicidade renal aguda fatal nos cães. Apesar de ainda não se ter descoberto a substância exata que causa toxicidade, pensa-se que poderá ter origem num fungo naturalmente presente nas uvas.

Legumes, vegetais e hortaliças que os cães podem e não podem comer

Os cães podem comer legumes, vegetais e hortaliças comuns na alimentação humana. O alho e cebola são os alimentos mais perigosos que geralmente estão presentes em muitos pratos.

Para que os legumes sejam mais nutritivos, deverão ser cozinhados primeiro. Geralmente, recomenda-se que os legumes sejam lavados, descascados, partidos em pedaços pequenos, e cozidos, antes de servir ao cão.

Os cães podem comer alho?

Não, os cães não podem comer alho. O alho, tal como a cebola, contém tiossulfato que é tóxico para os cães. Este tóxico leva ao rebentamento dos glóbulos vermelhos, causando anemia. Também causa distúrbios gastrointestinais com vómito e diarreia. É provável que estes sinais só apareçam se o cão ingerir uma grande quantidade de alho. Se o cão ingeriu um pedaço pequeno é provável que esteja bem.

Os cães podem comer batata?

Sim, os cães podem comer batata. No entanto, os cães só podem comer batata cozida e descascada. A batata crua contém solanina, também presente no tomate. As batatas cruas são tóxicas.

Os cães podem comer batata-doce?

Sim, os cães podem comer batata-doce. A batata-doce é rica em nutrientes, como a vitamina A, B6, C, cálcio, potássio, magnésio e ferro. Na verdade, a batata-doce é mais nutritiva do que a batata branca. A batata-doce deve ser cozida e descascada. Crua causa distúrbios gastrointestinais e servida inteira pode causar obstruções.

Os cães podem comer beterraba?

Sim, os cães podem comer beterraba. A beterraba é fonte de vitamina C, fibra, manganês e potássio. A melhor forma de servir as beterrabas é descascar e fazer puré de beterraba após cozer.

Os cães podem comer beringela?

Não, os cães não podem comer beringela. Pequenas quantidades de beringela cozinhada podem ser inócuas. Tal como o tomate, a beringela contém solanina tóxica e ainda oxalatos que podem causar problemas renais.

Os cães podem comer brócolos?

Sim, os cães podem comer brócolos. Os brócolos são ricos em fibra e vitamina C. Seja cru ou cozinhados, os brócolos são guloseimas saudáveis para os cães desde que não sejam temperados. Os brócolos devem ser dados em moderação pois contêm isotiocianetos que podem causar irritação gastrointestinal. Também é recomendado partir os brócolos em pedaços pequenos, para que o cão não se engasgue.

Os cães podem comer cebola?

Não, os cães não podem comer cebola. Cebola, alho-francês e outras plantas da mesma família são tóxicas para os cães. Comer cebolas causa o rebentamento dos glóbulos vermelhos do sangue. Também causa vómitos, diarreia, náusea, e dor abdominal. Os cães Akita e Shiba Inus são mais suscetíveis à intoxicação por cebola.

Os cães podem comer cenoura?

Sim, os cães podem comer cenouras. As cenouras são ricas em vitamina A, potássio e fibra. São também uma boa recompensa ou guloseima para roer. As cenouras são pobres em calorias. Podem ser fornecidas cruas ou cozidas, depois de lavadas e/ou descascadas.

Os cães podem comer cogumelos?

Sim, os cães podem comer cogumelos. No entanto, não é recomendado deixar o cão comer cogumelos selvagens porque podem ser tóxicos. Os cogumelos de compra podem ser incluídos na dieta do cão, se não estiverem já cozinhados com molhos e temperos.

Os cães podem comer courgette?

Sim, os cães podem comer courgettes. A courgette é fonte de fibras, vitaminas, minerais, sendo também baixa em calorias. Deve ser servida sem casca, cortada em pedaços, e sem sementes.

Os cães podem comer feijão verde?

Sim, os cães podem comer feijão verde. O feijão verde fresco, a vapor, cozido, ou enlatado é uma guloseima saudável para os cães. No entanto, devemos evitar dar feijão verde que esteja temperado com sal, especiarias, gorduras, ou com alho ou cebola. Grandes vagens podem levar a que o cão se engasgue. É recomendado cortar o feijão verde em pedaços mais pequenos.

Os cães podem comer gengibre?

Sim, os cães podem comer gengibre. Recomenda-se a utilização apenas de pequenas quantidades. O gengibre é rico em vitaminas B, ferro e magnésio. No entanto, em elevadas quantidades pode originar distúrbios gastrointestinais. Se o animal está em tratamento, o gengibre pode interagir com a medicação e por isso não é recomendado.

Os cães podem comer nabos?

Sim, os cães podem comer nabos. Os nabos são ricos em vitaminas B e C. São fonte de ácido fólico e magnésio. Os nabos devem ser dados em moderação pois são ricos em fibra podendo causar distúrbios gastrointestinais. Em excesso, também podem interferir com a função da tiroide.

Os cães podem comer pepino?

Sim, os cães podem comer pepinos. Os pepinos são guloseimas baixas em calorias e por isso saudáveis. Na verdade, 96% do pepino é água, o que ajuda a hidratar. Substituem guloseimas calóricas ajudando ao controlo do peso. Os pepinos devem ser cortados em pedaços pequenos para evitar que o cão se engasgue.

Os cães podem comer quiabo?

Não, os cães não podem comer quiabo. Os quiabos em pequenas doses podem ser inócuos. Em elevadas doses e dados regularmente podem causar flatulência e distúrbios gastrointestinais devido ao muco naturalmente presente no quiabo.

Os cães podem comer rabanete?

Sim, os cães podem comer rabanetes. Os rabanetes não são tóxicos para os cães, mas podem causar flatulência e desconforto intestinal. São ricos em fibra, potássio e vitamina C. Geralmente, os cães preferem cenouras a rabanetes.

Os cães podem comer repolho?

Sim, os cães podem comer repolho. O repolho é rico em fibra. No entanto, o repolho pode causar flatulência e desconforto abdominal nos cães. Elevadas quantidades de repolho cru podem também causar hipotiroidismo devido à presença de tiocianatos. Cozinhar o repolho torna-o mais digestível e elimina os tiocianatos.

Os cães podem comer salsa?

Não, os cães não podem comer salsa. Certas variedades de salsa são toxicas para os cães devido ao elevado conteúdo de furanocumarinos que causam sensibilidade à luz e até cegueira. Pequenas quantidades podem não causar efeitos adversos, mas é preferível evitar dar salsa ao cão.

Os cães podem comer tapioca?

Sim, os cães podem comer tapioca. A tapioca é um tubérculo que também se encontra como farinha ou amido. Os cães podem comer pequenas quantidades de tapioca. É importante confirmar que a tapioca usada não contém outros ingredientes que possam ser tóxicos, como extrato de baunilha ou adoçantes artificiais.  

Os cães podem comer tomate?

Não, os cães não podem comer tomates. Os tomates verdes e a planta contêm uma toxina chamada solanina que é tóxica para os cães. Os tomates maduros contêm uma concentração menor desta toxina. O tomate também é acídico o que pode provocar distúrbios gastrointestinais.

Cereais e leguminosas que os cães podem e não podem comer

Em geral, os cães podem comer cereais e leguminosas cozinhadas. Os cereais podem ser integrais ou não, dependendo da sua finalidade. Os cereais integrais são geralmente mais ricos em micronutrientes e fibra.

As leguminosas, como os feijões, devem ser demolhadas durante a noite e cozidas em água sem tempero até ficarem moles. As leguminosas cruas geralmente apresentam compostos tóxicos que são eliminados na cozedura.

Os cães podem comer arroz?

Sim, os cães podem comer arroz. O arroz branco cozido é fácil de digerir, sendo recomendado para cães com estômagos irritados. Nos cães diabéticos, o arroz integral pode ser mais vantajoso ao ter mais fibra e um pico açúcar mais moderado. O arroz deve ser fornecido cozido sem sal ou outros temperos.

Os cães podem comer favas?

Não, os cães não podem comer favas. As favas contêm um tóxico chamado fitohemaglutinina que causa vómitos, diarreia, e desidratação.

Os cães podem comer feijão?

Sim, os cães podem comer feijões. Os feijões são ricos em potássio, magnésio, ferro, vitaminas B e proteína. No entanto, os feijões podem causar obstipação e flatulência. Os feijões devem ser lavados e cozidos antes de ser servidos aos cães. Os feijões em lata podem conter outros ingredientes e temperos prejudiciais aos cães. Os feijões crus são tóxicos.

Os cães podem comer grão-de-bico?

Sim, os cães podem comer grão-de-bico. O grão-de-bico é fonte de proteína, fibra, vitamina A, B, C, magnésio e potássio. O grão-de-bico pode ser dado aos cães cozido ou em puré, como um “húmus para cães” sem tempero que se serve acompanhado de palitos de cenoura.

Os cães podem comer lentilha?

Sim, os cães podem comer lentilhas. As lentilhas são fontes de fibra e proteína saudáveis. Antes de serem dadas ao cão, devem ser deixadas em água durante a noite e depois cozidas até ficarem macias.

Os cães podem comer massa?

Sim, os cães podem comer massa. A massa sem temperos é geralmente constituída apenas por água, farinha e ovos. No entanto, algumas massas podem conter ingredientes tóxicos como alho e cebola. Recomenda-se dar massa cozida e sem temperos ou molhos.

Os cães podem comer quinoa?

Sim, os cães podem comer quinoa. No entanto, as saponinas presentes na quinoa podem causar alguma irritação gastrointestinal. Pode-se prevenir lavando a quinoa antes de cozinhar.

Os cães podem comer soja ou tofu?

Sim, os cães podem comer soja ou tofu. A soja apresenta as proteínas de melhor qualidade de origem vegetal. Ainda é rica em vitaminas, ácido fólico, e ácidos gordos. No entanto, a soja não é um substituto perfeito de proteínas animais pois é deficiente em alguns aminoácidos essenciais. Nos produtos processados de soja (como o tofu), convém confirmar a presença de outros ingredientes. Por exemplo, o molho de soja é muito salgado e por isso não recomendado para cães.

Os cães podem comer tremoço?

Não, os cães não podem comer tremoços. Os tremoços contêm alcaloides tóxicos que causam problemas neurológicos. A preparação do tremoço consiste em remoção das toxinas por imersão em água salgada (salmoura). Logo, apesar de ricos em proteína e fibra, são geralmente salgados e por isso não recomendados para os cães.

Produtos de origem animal que os cães podem e não podem comer

Em geral, os cães podem comer produtos de origem animal. Os peixes devem ser servidos como filetes cozidos ou grelhados, sem espinhas. Alguns peixes tendem a acumular mercúrio podendo ser prejudiciais à saúde.

As carnes também deverão ser cozinhadas e apresentadas sem osso. O leite e derivados podem causar distúrbios gastrointestinais devido à lactose que não é digerida.

Regra geral, os produtos processados, como o fiambre ou delícias do mar, não são recomendados devido ao elevado teor de sal e conservantes.

Os cães podem comer atum em lata?

Não, os cães podem comer atum. O atum é rico em ácidos gordos e proteína. No entanto, é um peixe predador e de longa vida, acumulando mercúrio nos seus tecidos. O atum pode ser fornecido aos cães raramente, para reduzir o risco de toxicidade por mercúrio. O atum em lata deverá ser cozido em água, nunca em óleo ou azeite.

Os cães podem comer delícias do mar?

Não, os cães não podem comer delícias do mar. As delícias do mar contêm peixe, farinha, sabores artificiais e aditivos. Apesar do marisco poder ser saudável para os cães, as delícias do mar são alimentos processados. Geralmente são ricos em sal, corantes, e outros aditivos que podem ser prejudiciais à saúde do cão.

Os cães podem comer fiambre?

Não, os cães não podem comer fiambre. O fiambre tem muito sódio e contém preservativos como nitratos e nitritos. Excesso de sal pode originar vómitos, diarreia, letargia, e em casos extremos coma e morte. O fiambre também é muito gordo. Um pedacinho de fiambre de vez em quando não faz mal, mas não é uma guloseima saudável para os cães.

Os cães podem comer fígado de galinha?

Sim, os cães podem comer fígado de galinha. O fígado de galinha é rico em vitamina A, B, ferro, zinco e cobre. No entanto, fígado em excesso pode causar problemas devido ao excesso de gordura na dieta e ao excesso de vitamina A que causa rigidez das articulações.

Os cães podem comer galinha?

Sim, os cães podem comer galinha ou frango. O frango cozinhado é uma boa fonte de proteína. Já o frango cru pode causar gastroenterites. Os ossos do frango também devem ser removidos, uma vez que podem formar lascas que perfuram o sistema gastrointestinal do cão.

Os cães podem comer iogurte?

Sim, os cães podem comer iogurte. Deve utilizar-se um iogurte natural sem açúcar ou adoçantes (como o xilitol que é tóxico). O iogurte é rico em cálcio e proteína. Contém probióticos que ajudam à saúde gastrointestinal. O iogurte grego é pobre em lactose, evitando distúrbios gastrointestinais, mas é rico em gordura, sendo bastante calórico.

Os cães podem comer kefir?

Sim, os cães podem comer kefir. O kefir é fonte de vitaminas, minerais e probióticos. Apesar de ser uma bebida fermentada produzida a partir de leite de vaca, é pobre em lactose. Também existem variedades produzidas a partir de leites vegetais, como kefir de arroz ou kefir de aveia.

Os cães podem comer lulas?

Sim, os cães podem comer lulas. As lulas cozinhadas são uma fonte de proteína e ácidos gordos, bem como de vitamina B12, C e E. As lulas devem ser cozinhadas adequadamente e servidas sem temperos ou gorduras.

Os cães podem comer mel?

Sim, os cães podem comer mel. É recomendado apenas fornecer pequenas quantidades de mel como adoçante. Nos cachorros ainda vulneráveis, não é recomendado o mel devido à possível presença de esporos.

Os cães podem comer ovo?

Sim, os cães podem comer ovos. Os ovos são fonte de proteína, ácidos gordos, ferro, selénio, vitamina A e vitamina B12. Os ovos devem ser cozidos, uma vez que ovos crus podem conter Salmonella, que causa gastroenterites graves, e contêm avidina, que impede a absorção de biotina. Pode fornecer tanto a gema como a clara do ovo. O ovo deve ser cozido sem temperos.

Os cães podem comer peixe?

Sim, os cães podem comer peixe. O peixe deve ser cozinhado sem temperos ou gorduras, e servido sem espinhas. Devem ser evitadas espécies que possam estar contaminadas com mercúrio. O peixe deve apenas ser servido cozinhado, uma vez que o peixe cru pode conter bactérias patogénicas e parasitas.

Os cães podem comer carne de porco?

Sim, os cães podem comer carne de porco. A carne de porco cozinhada e sem temperos é saudável para os cães. O porco deve ser bem cozinhado devido à possível presença de um parasita (Trichinella) que pode causar distúrbios gastrointestinais e inflamação muscular. Deve-se evitar dar gordura de porco, que é muito calórica, e ossos, que podem causar obstruções e perfuração gastrointestinal. Já presunto e bacon, tal como o fiambre, não são recomendados devido ao conteúdo de sal, conservantes, e gordura.

Os cães podem comer queijo?

Sim, os cães podem comer queijo. O queijo é rico em proteína, ácidos gordos, cálcio e vitamina A e vitaminas do complexo B. É preferível utilizar queijos baixos em gordura e pobres em sal, como a mozarela ou queijo fresco. O requeijão é na verdade uma alternativa mais saudável, pois também é pobre em lactose, que pode originar distúrbios gastrointestinais.

Os cães podem comer salmão?

Sim, os cães podem comer salmão. O salmão é uma boa fonte de ácidos gordos (ómega-3) e utilizado com frequência como ingrediente nas rações para animais. O salmão deve ser cozinhado e as espinhas removidas antes de servir os filetes ao cão. Deve ser servido sem gorduras e sem tempero. Devido ao risco de acumulação de mercúrio, deve ser utilizado apenas raramente.

Os cães podem comer salsicha?

Não, os cães não podem comer salsichas. As salsichas podem conter conservantes com sulfitos que causam deficiência em vitamina B1. As salsichas também tendem a ser salgadas e ricas em gordura. Logo, não se deve dar salsichas aos cães.

Os cães podem comer sardinha?

Não, os cães não podem comer sardinhas. Apesar das sardinhas serem uma fonte de nutrientes saudável, são também ricas em espinhas. As espinhas pequenas, impossíveis de remover completamente, podem causar obstruções ou espetar-se no sistema gastrointestinal do cão.

Outros alimentos que os cães podem e não podem comer

Os cães geralmente não devem comer alimentos muito doces e salgados, uma característica de alimentos processados. Já alimentos simples da dieta humana, como a sopa e pão, poderão ser saudáveis em moderação, dependendo dos ingredientes utilizados.

Os cães podem comer doces?

Não, os cães não podem comer doces. Doce de fruta, bombons açucarados, gomas e bolos não deverão ser dados aos cães. São ricos em açúcar, ou pior, em adoçantes tóxicos para os cães (xilitol).

Os cães podem comer bolachas marias?

Não, os cães não podem comer bolachas maria. As bolachas maria são ricas em gorduras, açúcar, e sal. A sua composição não é tóxica, mas também não é nutricionalmente adequada aos cães. Como são bolachas calóricas, podem ainda contribuir para a obesidade canina.

Os cães podem comer chocolate?

Não, os cães não podem comer chocolate. O chocolate é tóxico para os cães devido à presença da teobromina e cafeína, que estimula o coração e sistema nervoso. Comer uma migalha de chocolate acidentalmente não é problemático. No entanto, deve evitar-se dar chocolate ao cão.

Os cães podem comer comida de gato?

Não, os cães não podem comer comida de gato. A ração para gato não é equilibrada nutricionalmente para os cães. Como a ração de gatos tem um cheiro e sabor mais intenso, é mais atrativa para os cães. No entanto, se o cão se alimentar frequentemente da dieta para gatos, pode sofrer de distúrbios gastrointestinais, pancreatite, vómito e diarreia.

Os cães podem comer erva ou grama?

Sim, os cães podem comer erva ou grama. Alguns cães gostam de comer erva do jardim. Pensa-se que o possam fazer como fonte adicional de nutrientes, adição de fibra, instinto, para se entreter, por prazer, e como um antiácido. É verdade que muitos vomitam depois de comer, mas não quer dizer necessariamente que o cão que come erva esteja indisposto. É preciso ter em atenção a possível contaminação da erva com pesticidas e herbicidas, fezes de outros animais, e parasitas.

Os cães podem comer gelado?

Não, os cães não podem comer gelado. Os gelados são ricos em açúcar ou adoçantes, prejudiciais aos cães. Também têm lactose que pode causar distúrbios gastrointestinais. Alguns gelados contêm ainda substâncias tóxicas, como o adoçante xilitol ou chocolate. Em alternativa, poderá congelar iogurte natural não açucarado e sem adoçantes.

Os cães podem comer gelatina?

Não, os cães não podem comer gelatina. A gelatina é feita a partir de produtos de origem animal, sendo rica em aminoácidos. No entanto, é também rica em aditivos e açúcares que não devem ser dados aos cães.

Os cães podem comer hortelã ou menta?

Não, os cães não podem comer hortelã ou menta. A hortelã e a menta são perigosas para os cães. Podem causar vómitos e diarreias. Alguns doces que contêm hortelã ou menta contêm também xilitol que é tóxico para os cães.

Os cães podem comer pão?

Sim, os cães podem comer pão. O pão branco é geralmente seguro para os cães. A massa crua do pão pode ser perigosa ao fermentar no intestino do cão. Alguns pães também podem conter ingredientes tóxicos para o cão, como passas, nozes e sementes. Alguns produtos de padaria também contêm xilitol como adoçante, que é tóxico para os cães.

Os cães podem comer pipoca?

Sim, os cães podem comer pipocas. As pipocas são ricas em fibras, magnésio, manganês, fósforo, zinco e vitaminas. No entanto, os cães apenas podem comer as pipocas sem sabores para evitar ingerir gordura, sal e açúcar. As pipocas simples são ótimas guloseimas para os cães. A única desvantagem é que as casca do milho podem ficar presas nos dentes.

Os cães podem comer sopa?

Sim, os cães podem comer sopa. No entanto, a sopa deverá ser caseira e não conter ingredientes prejudiciais ao cão. Deve ser pobre em sal e gorduras. A sopa não pode conter cebolas ou alho, que são tóxicos para o cão. Sopas em pacote podem também conter aditivos tóxicos, como o MSG que é tóxico para o fígado e rins do cão.

Referências: ASPCA; PreventiveVet; AKC

Deixe um comentário