Dicas sobre unhas de silicone para gatos

As unhas de silicone para gatos são capas que cobrem as unhas dos gatos. Prometem revolucionar a vida dos donos.

É promissor. No entanto a sua utilização pode ter consequências.

Tem vantagens, como proteger o dono e a mobília dos arranhões. Mas também tem desvantagens, como impedir o gato de se defender naturalmente.

O que são unhas de silicone para gatos?

Consistem em capas para as unhas de gato em borracha, gel, silicone ou vinil. A capa cobre a unha do gato impedindo-o de provocar danos ao arranhar sem inibir o comportamento.  São uma alternativa mais ética à remoção cirúrgica das unhas.

Onde encontrar unhas de silicone para gatos?

Pode comprar em lojas de animais ou sites da especialidade. Também as poderá colocar na clinica veterinária. Os kits para aplicação doméstica incluem as capas de silicone e a cola. O preço das unhas de silicone para gatos rondam os 3 a 17€ em Portugal (R$ 17-25 no Brasil).

Quando comprar tenha atenção ao tamanho da unha de silicone. O seu comprimento e largura devem-se ajustar perfeitamente à unha  do gato. Normalmente são comercializadas por tamanhos (S, M, L) dependendo do peso do animal e por cores. Uma marca famosa é a Soft Claws.

Como colocar as capas de silicone para unhas de gato?

A aplicação é simples, consiste no preenchimento da capa com cola e aplicação sobre a unha do gato. Pode fazer este processo em casa ou na clinica veterinária. Para facilitar a aplicação siga os seguintes passos:

  1. A ponta da unha do gato deve ser cortada. O ideal será fazer isto no dia anterior para evitar provocar stress.
  2. Peça ajuda a alguém que segure e relaxe o gato enquanto você coloca a capa. É importante ter muita calma na aplicação para evitar espalhar cola.
  3. Primeiro limpe a unha do gato com álcool para facilitar a adesão da cola. Pode não o fazer se incomodar o gato.
  4. Preencha a capa com um terço de cola.
  5. Estenda a unha do gato pressionando suavemente entre os seus dedos e deslize a capa de silicone sobre esta.
  6. Remova o excesso de cola para evitar colar-se ao pelo e patas.
  7. A cola seca rápido, mas por segurança mantenha o gato quieto no seu colo por 5 minutos para secar totalmente.
  8. No final da aplicação dê uma recompensa, como guloseimas. Associar a colocação das unhas de silicone a um estimulo positivo facilita o processo. Por outro lado distrai o gato do novo acessório.
  9. Verifique semanalmente o estado da unha. Com o seu crescimento natural enrola e pode magoar as almofadas plantares. Também podem cair ou encontrar-se danificadas, necessitando de ser substituidas.

É natural que o gato necessite de um período de adaptação ao acessório. A maioria dos animais tolera a presença da unha postiça. Em alguns animais poderá ser apenas necessário colocar nas patas da frente.

As unhas de silicone duram normalmente 4 a 6 semanas. Em gatos mais activos podem durar apenas 2 semanas. Há relatos de gatos que as conseguiram arrancar com a boca logo após a colocação.

Quando são engolidas não são tóxicas e saem nas fezes. Quando a unha do gato cresce, destaca-se uma película. As capas caem com este crescimento natural das unhas. Durante a sua utilização sofrem desgaste, podendo ter que ser substituídas.

Se a unha e capa não caírem sozinhas pode ser necessário intervir. Corte a ponta da unha de silicone, quebrando o selo de cola. Isto permite que a unha caia naturalmente.

Vantagens das unhas de silicone para gatos

O protector de unhas de silicone funciona para alguns animais. Após o período de adaptação, tornam-se aliados eficazes na protecção do mobiliário e do dono. Nas suas vantagens, enumeram-se as seguintes:

  • Impede que o arranhar provoque estragos na mobilia;
  • Protege a pele do dono e familia das garras do gato;
  • Comercializadas como seguras, indolores e não tóxicas;
  • Impedem o animal de arranhar os companheiros;
  • Podem substituir o colar isabelino impedindo que o animal se arranhe;
  • Mais fácil que treinar a utilizar o arranhador;
  • Permite que o gato continue a arranhar sem provocar estragos;
  • Não são permanentes;
  • Sem necessidade de cirurgia de remoção de unhas e consequentes danos neurológicos;
  • Não alteram a locomoção nem a retracção das unhas;
  • Permite-lhe coçar naturalmente;
  • Ingestão não constitui um problema.

Desvantagens das unhas de silicone para gatos

As unhas têm um papel fundamental na vida do gato. Permitem trepar e defender-se. Por isso muitos especialistas defendem que as unhas de silicone para gatos fazem mal ao animal. Alguns animais sofrem com as seguintes complicações:

  • Impedem de utilizar as unhas como defesa;
  • Alteraram a posição das patas;
  • O arranhar é um comportamento importante para o gato e que lhe dá prazer;
  • Podem impedir retracção das unhas;
  • Impedem o gato de trepar, travar e ter tracção em superficies escorregadias;
  • Causam dor;
  • Os gatos podem remove-las e ingeri-las;
  • Impedem o coçar e limpeza natural do gato;
  • Alergias decorrentes da cola;
  • Inflamação da pele;
  • Dermatite causada pela acumulação de detritos sob a unha;
  • Aplicação errada pode colar o pelo e patas;
  • A unha pode não cair naturalmente;
  • Nem sempre são aceites pelos animais;
  • Podem partir as falanges ao saltar e ter as unhas exteriorizadas.

Muitas destas complicações decorrem da má colocação. A aplicação destas unhas pode impedir o gato de escapar ao perigo. Logo deverão ser evitadas em gatos que tenham acesso ao exterior.

Conclusão

Quando o gato arranha deve inicialmente cortar-se as unhas e treiná-lo a usar o poste de arranhar. Quando todas as tentativas falham, o dono pode considerar colocar unhas de silicone. Estas apresentam vantagens e desvantagens que só o dono pode pesar. As unhas de silicone para gatos resolvem o problema instantaneamente e sem grandes complicações. Deverão ser preferidas à cirurgia de remoção de unhas.

Já experimentou as capas de unhas para gatos? Conte-nos a sua experiência nos comentários.

Referência:

Swidersky J (2002) “Onychectomy and its alternatives in the feline patient” Clinical Techniques in Small Animal Practice 17-4, 158-161

Veja também:

12 comentários em “Dicas sobre unhas de silicone para gatos”

  1. Gostei muito da sua matéria. Até agora só tinha ouvido as vantagens do produto. Mas é bom saber também dos riscos. Vou testar um outro tipo de arranhador antes de tentar a aplicação das unhas.

    Responder
    • Olá Ana,

      Cortar as unhas e usar arranhador são mesmo a prioridade. As capas de silicone são um recurso para quando estas não funcionam 🙂

      Responder
  2. Estou com muita dificuldade para encontrar um sitio onde possa comprar um kit. A minha gata tem um problema de pele alergico. Talvez seja o ideal para evitar que coce as feridas ao pé das orelhas e substituir o horrivel e classico chapéu que ela tanto detesta.
    Obrigada
    Isabel – Carcavelos

    Responder
    • Olá Isabel,
      Pode encontrar as unhas de silicone (ou “unhas postiças”) em lojas de animais ou lojas online. Por exemplo, a Tiendanimal tem esse produto que poderá encontrar como “unhas postiças para gatos”. Também sugiro que evite ao máximo o contacto com o alergénio para reduzir a inflamação.
      Abraços,
      Joana Prata

      Responder
  3. Boa tarde,
    A minha gata utiliza o arranhador, mas de vez em quando arranha o sofa. Eu corto as unhas regularmente. Acontece que o meu chão é de madeira (estou numa casa alugada) e ela quando está brincar e a correr, acaba por riscar os chão com as unhas. Ponderei colocar unhas de silicone, mas tenho receio por causa das desvantagens que mencionou. Haverá outra solução ou só mesmo está?
    Obrigada!

    Responder
  4. A minha gata tem cerca de 7 meses e é muito ativa. Salta para cima de móveis que ficam perto do tecto e para cima da TV, computador, router, destroi toda a decoração da casa, bem como mobiliário e sofás.Pode indicar-me por favor onde posso remover-lhe as unhas? Moro na área de Aveiro.Muito obrigada.

    Responder
    • Olá Paula,
      A remoção das unhas é um procedimento doloroso, pois há remoção da primeira falange do dedo. No futuro, o gatinho ficará indefeso, terá dores e poderá sofrer de problemas articulares devido à remoção destes ossos. A remoção das unhas em nada resolverá a questão de subir aos armários.

      Como cuidador responsável da gatinha, certamente estava preparada para as mudanças de rotina que ter um animal de estimação acarreta. Logo, estará preparado a fazer o melhor pela gatinha através de treino para que não suba para os móveis e irá disponibilizar brinquedos e outras formas de enriquecimento ambiental (como trepadores) para que a gatinha possa exprimir o seu comportamento natural de uma forma não intrusiva.

      Boa sorte com o treino da gatinha. E mais do que tudo – muita paciência, porque tal como uma criança, a gatinha precisa de aprender regras de como se comportar na nova casa 🙂

      Abraços,
      Joana Prata

      Responder
  5. Bom dia tenho um gato com 7 anos e já é a segunda vez que aranha a minha filha de 14 meses e desta vez quase num olho estou seriamente a ponderar retirar as unhas. O que aconselha?

    Responder
    • Olá Gabriel,
      Acho que não deveria submeter o gato a uma cirurgia para remover uma parte do seu corpo com consequencias para toda a vida, incluíndo dores e artrite, se ainda não considerou supervisionar a sua filha durante as interações com o gato e procurar ajuda especializada na área comportamental para reduzir estes problemas.
      Abraços,
      Joana

      Responder

Deixe um comentário