Cio na gata: quais os sinais, duração e sua prevenção

O que é o cio?

O cio das gatas, também chamado estro, é a parte fértil do ciclo sexual. A gata no cio se encontra receptiva ao macho. A hormona estrogénio atinge o seu pico antes do estro. O seu decréscimo é responsável pelos comportamentos de cio.

 

Quanto tempo dura o cio da gata?

O cio das gatas dura cerca de uma semana, variando entre 3 e 16 dias.

Quando repete o cio?

O cio das gatas pode repetir-se de 15 em 15 dias. Quando não ocorre monta, a gata não ovula porque a ovulação é dependente do estimulo do pénis. Por isso consegue ter outro cio em tão pouco tempo. Se ovular (se houver estimulo) mas não ficar gestante, só tem outro cio passado 40 dias. Este período poderá ser estimulado artificialmente simulando-se o estímulo do pénis.

 

Qual é a altura de cio nas gatas?

A altura de cio depende da luminosidade ambiente. É favorecida por 12 horas de luz e inibida por menos de 8 horas de luz. No entanto como estão expostos a luz artificial dentro de casa, a época do cio varia. Em Portugal admite-se que o cio inicia-se me Janeiro e termina em Setembro.

 

Com quantos meses a gata entra no cio?

O primeiro cio da gata (puberdade) ocorre perto dos 9 meses, no entanto considera-se normal entre os 4 meses e os 2 anos de idade. Também pode ser influenciada pela altura de ano em que ocorre o cio, atrasando-se.

 

Os gatos têm cio?

Os machos não têm um cio, estão sempre prontos para reprodução. Quando expostos a estímulos visuais e olfactivos da fêmea em cio ficam interessados. Também podem chamar pela gata, com miados sofridos, estar inquietos, tentar fugir e marcar o território como ritual sexual.

Como saber se uma gata está no cio?

A gata está intranquila, roça-se nos objectos, pessoas e animais. Rebola-se incansavelmente e coloca-se na posição de cópula. Esta consiste numa posição agachada, com o quarto traseiro levantado e a cauda de lado, expondo os genitais. O cio também se acompanha de miados inconsoláveis.

 

Como ocorre a ovulação na gata?

A ovulação na gata é induzida. Durante o cio, a fêmea está receptiva e permite ser montada pelo macho. O pénis do macho está coberto por espículas de queratina que estimulam a vagina. A ovulação é induzida por este estimulo durante o acasalamento de gatos.

Se a gata ovulou, libertou os seus óvulos e o espaço de onde saíram forma o corpo lúteo. Este é responsável pela libertação de hormonas e manutenção da gestação.

Como acalmar gata no cio?

Não há formas recomendades de acalmar as gatas durante o cio. O médico veterinário poderá induzir a ovulação induzindo o estímulo vaginal com um cotonete. Mas este terá mais efeito a prolongar os períodos entre cio do que a terminar o cio decorrente. A única forma de o dono estar tranquílo é evitando a entrada no cio.

 

Como acabar com o cio do gato?

Poderá recorrer a métodos hormonais em gatas fêmeas, como as pílulas contraceptivas, ou a métodos cirúrgicos. Estes últimos, mais frequentemente chamados de castração, são os mais recomendados pois permitem uma solução a longo prazo.

 

Pode castrar gata no cio?

Pode-se castrar a gata no cio, mas não é recomendado. Há maior risco de sangramento se a castração ocorrer durante o cio da gata.  Recomenda-se esperar que o cio passe e castrar de seguida. Como os machos não têm cio, podem ser castrados a qualquer altura.

 

Como é que a gata castrada entra no cio?

Uma gata castrada entra no cio se ainda tiver tecido do ovário a libertar hormonas sexuais. O tecido do ovário pode estar presente depois da castração se não foi removido por completo durante a castração ou a gata tem um tecido ovárico ectópico (tecido extra numa localização pouco comum) para além dos ovários normais. Se suspeita que a sua gata castrada tem sinais de cio, deverá consultar o seu médico veterinário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *