Bigodes do gato: tudo o que precisa de saber

34

Todos conhecem os bigodes do gato. São uma imagem característica dos nossos gatos. Mas sabe porque é que os gatos têm bigodes? Estes não são um mero acessório. Na verdade, nem sequer são bigodes: são pêlos especializados com capacidades sensoriais!

 

 

O que são os bigodes do gato?

Os bigodes do gato, ou vibrissas, são prolongamentos de pêlos mais duros, alongados e profundos que os pêlos normais. Existem 12 pêlos organizados em 4 filas entre a boca e o nariz. A posição destes pêlos é única para cada gato. Também podem ser encontrados noutras partes do corpo em menor número.

Como funcionam os bigodes dos gatos?

Os bigodes servem para a transmissão de vibrações a órgãos sensoriais na sua base. Nesta existem neurónios sensitivos (células nervosas) envolvidos numa cápsula de sangue. O sangue amplifica o sinal permitindo detecção. O tecido muscular no folículo do pêlo permite orientá-lo, permitindo ao gato exprimir emoções. Por exemplo, os bigodes voltam-se para a frente enquanto o gato bufa numa resposta defensiva ou agressiva.

bigode_de_gato_função

Para que servem os bigodes dos gatos?

 

A função dos bigodes é detectar variações de pressão no ar. A pressão pode ser utilizada para detectar objectos ou presas, visto que o ar se desloca de forma distinta à volta de barreiras. Também podem ser utilizados para medir espaços pequenos por aprendizagem. Tudo isto são vantagens para um predador nocturno. A posição dos bigodes é utilizada como forma de comunicação.

 

A importância dos bigodes do gato é permitir-lhe avaliar a posição espacial de objectos.

 

Posso cortar o bigode do gato? O que acontece se cortar o bigode do gato?

A perda ou corte dos bigodes causa stress aos gatos. Os gatos utilizam os bigodes como um sentido extra, e a sua perda pode originar situações perigosas. Por exemplo, o gato pode ficar preso ou cair quando salta por não conseguir avaliar a posição de objectos. O seu equilíbrio também é afectado. Por isso nunca deve cortar os bigodes ao seu gato! No entanto não se deve preocupar se o gato deixou cair um bigode. O bigode do gato cresce de novo. Os bigodes caem como o pêlo normal e crescem naturalmente no seu ciclo.

 

Não deve cortar os bigodes ao gato.

Se cair ou partir naturalmente, este voltará a crescer.

Comunicação pelos bigodes

A posição dos bigodes é utilizada como forma de comunicação pelos gatos. Se o gato está em posição defensiva ou chateado vai puxar os bigodes para trás. Quando o gato está feliz, curioso ou contente, os bigodes estão relaxados e mais puxados para a frente.

bigodes-de-gato-vibrissas

Porque é que os bigodes mudaram de cor?

Os bigodes podem passar de escuros a claros com o idade. Durante o envelhecimento o pêlo torna-se mais cinzento, mas é difícil de avaliar a menos que o gato tenha uma cor escura. O bigode também pode nascer escuro e naturalmente perder a cor.

Outras curiosidades sobre os bigodes

Os gatos Sphinx (gatos sem pelo) frequentemente não têm bigodes, a raça Rex tem bigodes curtos em caracol. Os maiores bigodes medem 19 centímetros e pertencem a um Maine Coon na Finlândia.

A tradução de bigodes de gato
em inglês é whiskers.

Se as taças da comida e da agua forem pequenas podem tocar nos bigodes. Isto poderá ser a causa do gato tirar a comida com a pata e preferir comer no chão. As vibrissas nas patas da frente são importantes quando o gato trepa e caça.

Bigodes de gato caem? 

No final da vida, o pelo cai. Mas não é motivo para preocupação – o bigode gato cresce novamente.

Próximo artigo7 Ideias de Brinquedos para Gatos
Joana C. Prata, Msc., tem um mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade do Porto e é fundadora d’O Meu Animal. Sempre viveu rodeada de animais, tendo agora como companheiros dois gatos (a Rita e o Romeu), três cadelas (a Kami, a Inês e a Pota), uma tartaruga (o Nicholas) e uma colónia com cerca de dez gatos. Neste momento faz investigação na Universidade de Aveiro, como aluna de doutoramento e bolseira em Biologia e Ecologia das Alterações Globais, onde tenta identificar fatores ambientais que possam ter impacto na saúde humana, animal e dos ecossistemas.

34 COMENTÁRIOS

  1. Olá joana.
    Gostei muito do artigo, mas tenho uma questão que não encontro resposta.
    Tenho um gato preto sem raça. Ele tinha vivrissas brancas, enormes e pretas menores. Ocorre que as brancas cairam restanso apenas três de um lado só.
    Ainda não percebi se outras nasceram porque agora só tem vibrissas pretas.
    Será que vai ficar assim? Ele tem apenas um ano e é super saudavel.
    As vivrissas brancas não nascerão mais?
    Bjs

    • Bom dia Lone,

      As vibrissas nascem em folículos onde as camadas que formam o pêlo se depositam lentamente. A raiz do pelo tende a ter cores mais escuras por obter pigmento de melanina. Com o crescimento do bigode poderá haver perda de melanina e tornar-se novamente branco. Este factor é dependente na localização do folículo em áreas de células que produzem melanina e à coloração geral do gato. A queda, crescimento e mudança de cor dos bigodes não é problema. A cor escura poderá manter-se quando crescer ou perder a cor e regressar à cor original, branca.

      No entanto é de notar que a sua pergunta é muito pertinente. Algumas patologias endócrinas poderão originar a mudança da cor do pêlo corporal do animal, tornando-se mais claro e com um aspecto envelhecido. Porém, a mudança de cor dos bigodes é algo natural e que a maioria dos donos de gatos acaba por observar.

      Cumprimentos
      Joana Prata

  2. O meu gato anda com os bigodes muito frágeis e quebradiços e as unhas também andam muito fraquinhas. O que poderá ser? E qual o melhor tratamento? Obrigada péla atenção.

    • Olá Dina,
      Debilidades da pele e seus anexos (unhas, pelo) podem ser resultado de patologias mais complicadas, como hipertiroidismo. Portanto deverá consultar o médico veterinário para excluir esta hipótese. No melhor dos casos será-lhe apenas recomendado suplementos para melhorar a condição do pelo.
      Abraços,
      Joana Prata

  3. Bom dia..
    O meu gato anda constantemente ferido nos bigodes, já dei conta que perdeu dois, porque os encontramos no chão.
    A veterinária receitou a toma de comprimidos durante 2 meses, porque poderá ser um fungo alojado (visto que inicialmente começou na boca) entretanto ele acabou de os tomar este mês. e Voltou ao mesmo! os bigodes incham e passado um dia ou outro já encontramos a cara do animal ferida e sem pelo (deve coçar bastante).
    O que poderá ser? Já estamos a pôr em causa ir a outro veterinário..
    É que ele é um gato de apartamento e achamos estranho andar sempre ferido..
    Obrigada

    • Olá Ana,

      É provável que se trate de uma infecção fungica da pele. Não é necessário o contacto com o exterior para que o gato seja exposto a este agente e poderá ser crónico ou não ter sido eliminado por completo no primeiro tratamento. Como existem agentes com apresentação semelhante, aconselhava que na próxima consulta pedisse um teste para comprovar que se trata de um fungo (recolha de pelo ou escovagem do pelo para cultura de fungos) e que seguisse o protocolo de tratamento aconselhado pelo seu médico veterinário.

      Abraços,
      Joana Prata

  4. MEU GATO ESTA MUITO MAGRO, MESMO TENDO ALIMENTO CARO ESTA MUITO EXTRESADO SERA QUE A VASILHA ONDE COLOCA AA RAÇÃO ESTA ADEQUADA

    • Olá José,

      Deverá explicar melhor a situação. O gato tem alimento à disposição e não come? Ou come e não ganha peso? Estes são problemas diferentes. Mas um possível diagnóstico pode ser, por exemplo, a presença de parasitas intestinais. O melhor será aconselhar-se com o seu médico veterinário.

      A taça pode ser desconfortável e poderá excluir este problema fácilmente trocando a taça por um prato.

      Abraços,
      Joana Prata

  5. Tenho um gatinho filhote (de 2 meses e meio) e percebi que maioria dos seus bigodes quebraram. Isso é normal?

    • Olá Eliana,

      Os bigodes podem ter melanina que lhes dá cor escura. Ao longo do tempo podem perder a melanina e tornar-se mais claros. Portanto é normal a cor dos bigodes do seu gato.

      Abraços,
      Joana Prata

  6. meu gato esta gordo muito bonito, come super bem, brinca muito, ele tem 3 anos, os bigodes dele começaram cair, é normal?

    • Olá Sandra,
      Os bigodes, tal como os outros pelos, caem e crescem de novo. Não é motivo de preocupação 🙂
      Abraços,
      Joana Prata

  7. Meu gato e bebê ainda tem três meses do que quebrou os bigodinho todos só que cresce um pouquinho já quebra denovo será que é porque tenho um cachorro e ele come atração do cachorro as vezes

    • Olá Maquerli,
      É normal os bigodes quebrarem ou cairem e depois crescerem de novo. Um dos fatores envolvidos na saúde da pelagem é a alimentação, principalmente a quantidade e qualidade das gorduras fornecidas. Assim, não é aconselhado para o gato comer a ração do cão e deixar de comer a sua ração, pois têm níveis de nutrientes diferentes e adaptados a cada espécie. Não é fácil dizer que se trata apenas da alimentação. Se o pelo quebradiço se mantiver ou espalhar a outras áreas, recomendamos que consulte o seu médico veterinário.
      Abraços,
      Joana Prata

  8. Olá Joana levei meu gato para tosar e deixaram o bigode dele pequeno ele já e adulto gostaria de saber se vai crescer de novo.

    • Olá Michelle,
      Os bigodes funcionam como qualquer pelo: crescem, caem e nascem de novo. Por isso poderá esperar que o gatinho eventualmente perca esse bigode tosado e que cresça um bigode perfeito no seu lugar. Não há motivo para preocupação 🙂
      Abraços,
      Joana Prata

    • Olá meu gatinho (filhote) tem dois meses e percebi que a maioria dos seus bigotes estão cortados e a região onde fica os bigotes e o nariz esta estão escuros o que será?

      • Olá Elídia,
        Por vezes ocorre a quebra ou queda dos bigodes, não sendo grave pois faz parte da troca natural dos pelos (como os restantes). O escuro poderá estar relacionado com melanina (o pigmento escuro da pele e pelos) ou com sujidade acumulada nos pelos. Não deverá ficar preocupada se estas são as únicas alterações que observa no gatinho.
        Abraços,
        Joana Prata

  9. Boa noite
    Tenho um gato persa e os bigodes dele são todos voltados pra frente e só fica nessa posição, sinto que qd vai beber água ele se sente incomodado pelo fato do bigode entrar na água
    Isso é normal ?
    Nesse caso posso cortar ?

    • Olá Isabel,
      Essa posição dos bigodes não é frequente. No entanto, por vezes os bigodes ficam em posições deformadas devido à exposição ao calor. Esse bigodes irão cair e voltar a crescer de forma natural.
      Abraços,
      Joana Prata

  10. Boa noite
    Ja por duas vezes encontrei bigodes do meu gato espalhados pela.
    É normal isso acontencer? Ele tem 9 meses

    • Olá Catarina,
      Os bigodes, tal como os restantes pelos, têm um ciclo de vida. Quando chega ao final desse ciclo de vida eles caem e voltam a nascer. Portanto não é causa de preocupação.
      Abraços,
      Joana Prata

  11. Ola, meu gato tem 14 anos e está saudável. Ocorre que ele esfrega o bigode nos móveis, na gente e com isso tem apenas os toquinhos do bigode. Coincidência ou não ele mia alto o tempo todo. Aparentemente está saudável, come bem, não aparenta ter dor, mas quando não está dormindo passa o dia andando inquieto pela casa miando muito alto. O que pode ser?

    • Olá João,
      É normal os gatos esfregarem o focinho nos objetos, até porque é uma forma de marcarem o seu território. Se acha que este comportamento está a ser exagerado, por prurido ou outra causa, recomendamos que consulte o seu médico veterinário. Quanto ao miar durante o dia, poderá ser uma forma de chamar a atenção do dono, poderá estar a responder a gatas no cio, ou poderá estar aborrecido e precisar de estímulos para que se mantenha ativo. De qualquer das formas, se notar alterações no comportamento do gato, é sempre recomendado visitar o médico veterinário.
      Abraços,
      Joana Prata

  12. Olá. Tenho um gato filhote de aproximadamente 3 meses e recentemente adotei um cachorro, no mesmo dia que peguei o cachorro o gatinho apareceu com uma patinha mancando mas logo melhorou e voltou a correr pela casa… depois que percebeu a presença do cachorro ele tem ficado triste e só quer saber de dormir o dia todo, brinco com ele e ele nem reage, porém come e bebe água normalmente. Essa tristeza dele pode ser resultado de algo que aconteceu com a pata (ele não está mancando mais) ou é ciúmes do cachorro? Tenho 2 gatos, o que estava com a patinha mancando e outro no qual está super adaptado com o cachorro…
    Obrigada desde já!

  13. Olá! Meu gatinho tem apenas 3 meses e há um mês tinha longos bigodes, mas percebemos que estão, praticamente todos, dos dois lados, bem curtinhos. Isso é normal em filhotes tão novos?

    • Olá Simone,
      Os gatinhos também mudam o pelo, é natural que os pelos caiam e voltem a crescer.
      Abraços,
      Joana Prata

  14. Olá Joana, boa noite!
    Parabéns pelo artigo, achei bem interessante, mas não encontrei resposta para a minha questão. Tenho 2 gatas, irmãs da mesma ninhada, porém desconfio que de pais diferentes. Uma é preta, consideravelmente mais magra, com o pelo um pouco mais longo e fino, e a cabeça menor. A outra tricolor, sendo um pouco maior ou mais pesada, com o pelo mais curto e cabeça maior. Minha preocupação tem se mantido com a primeira, preta. Elas tem 11 meses, e os bigodes dela praticamente sumiram, pra crescer de novo e já quebrarem; há somente 2 crescidos, enquanto o resto está bem curtinho, alguns poucos pela metade. Questionei a veterinária e ela não me pareceu preocupada. Entendo que há um período para queda e crescimento, mas a situação está se mantendo há algum tempo. Qual o tempo, em média, que se leva pra essa troca acontecer e os pêlos estarem crescidos novamente? Qual a possibilidade de subnutrição se tenho dado a elas, desde que nasceram, rações Super Premium de marcas como Premier, Guabi Natural e Biofresh? E quais as possíveis patologias para esse quadro? Agradeço a atenção!

    • Olá Heloísa,
      Os pelos dos gatos têm períodos de crescimento muito longos, na ordem dos meses, por isso é normal que veja os bigodes ainda curtos. Se faz uma alimentação completa e equilibrada não se deverá preocupar.
      Abraços,
      Joana Prata

  15. Tenho um gato de 3 anos e uma fêmea de 3 meses, meu gato mais velho fica lambendo é cortando os bigodes do mais novo e normal?

    • Olá Andreia,
      Os gatos lambem-se como forma de expressar afeto um pelos outros. Não há problema, os bigodes crescerão novamente.
      Abraços,
      Joana Prata

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome aqui