Porque é que os gatos dormem tanto?

0

Os gatos são verdadeiros mestres no que toca a dormir em qualquer altura, qualquer lugar e em qualquer lado! Os gatos dormem cerca de 16 a 18 horas por dia. Alguns gatinhos podem dormir até cerca de 20 horas num dia só. São animais que dormem muito! No entanto, porque é que os gatos dormem tanto? Eles têm ciclos de sono como as pessoas?

Porque é que os gatos dormem tanto?

Conservar energia para caçar

É importante perceber que os gatos são mais ativos à noite, o que significa que os gatos dormem muito mais durante o dia. Os seus hábitos resultam da sua evolução e necessidades nutricionais. Na natureza, os gatos caçam para poder comer e observar, perseguir e caçar a presa gasta muita energia. O gato recupera a sua energia dormindo entre cada refeição.

 

Não dormem sempre profundamente

É verdade que os gatos dormem muito, cerca de 16 a 18 horas por dia, mas grande parte desse tempo eles estão apenas a dormitar. Quando dormitam, os gatos podem descansar, no entanto estão mais alerta e saltar para a ação se necessário. Quando o gato dormita, as suas orelhas irão mexer-se de acordo com os barulhos ao seu redor e os seus olhos abrir-se ligeiramente, pelo que é fácil distinguir quando o gatinho está a dormir profundamente ou apenas a dormitar.

 

Outros motivos porque os gatos dormem muito

O comportamento do seu gato pode variar consoante a raça, idade, temperatura, saúde e até com o tempo:

  • Tanto um gatinho recém nascido como um gato mais idoso tende a dormir mais;
  • Temperatura mais baixa vai fazer com que o seu gatinho durma mais;
  • Tal como o frio, a meteorologia irá influenciar, não só a sua sesta, mas também a sesta do seu gato.

Se o seu gato dorme muito mais ou menos que usual, então deve contactar o seu médico veterinário. Essas variações podem indicar alguma doença ou dor por parte do seu gatinho.

 

Posição para dormir

Os gatos têm diversas posições para dormir. Algumas delas bem estranhas para nós. Quando um gato está a apenas a dormitar, este está numa posição que lhe facilite ouvir o que o rodeia e levantar-se se necessário. Mesmo em pé, os gatinhos podem “descansar os seus olhos”.

Quando ele se encontra a dormir profundamente, normalmente dormem enrolados com os seus olhos bem fechados. Por vezes até utilizam as suas caudas para tapar a face.

A posição em que o gato dorme podem ainda ser determinada pela temperatura. Quando está mais frio, eles tendem a dormir mais enrolados e, quando a temperatura é mais quente, eles tendem a esticar-se mais.

Ressonar

Os gatos ressonam quando têm as vias nasais obstruídas normalmente por pele extra. Normalmente o ressonar acontece quando eles estão mais relaxados. O ressonar ocorre sobretudo a raças de gatinhos com o nariz curto como gatos Persa ou quando o seu gatinho tem excesso de peso.

 

Durante a noite

Para muito donos de gatos, o seu ciclo de sono não é muito bom. O gato dorme o dia todo e à noite entra em atividade, saltando pelas paredes e deitando coisas para o chão. Mesmo que o gato esteja sempre no interior e não precise de caçar, ele está naturalmente preparado para ter esse comportamento noturno. No entanto, os gatos aprendem a adaptar-se aos nossos horários e a tornar-se mais ativo durante o dia. Aprenda a como ensinar o seu gato a dormir a noite toda.

Artigos que pode gostar: