Rações naturais e orgânicas: porque é que são melhores?

As rações naturais e orgânicas são um tipo de alimentação para cães e gatos que se tem tornado popular.

Diferenciam-se das rações comuns por restringirem os ingredientes na sua composição. Usam apenas ingredientes naturais, não permitindo o uso de aditivos sintéticos.

As rações orgânicas ainda limitam a forma de produção dos seus ingredientes, apenas permitindo a inclusão de alimentos orgânicos.

As principais vantagens destas rações são a utilização de ingredientes de maior qualidade na sua composição.

O que são as rações naturais?

O termo “natural” sugere a utilização de ingredientes encontrados na natureza, ou seja, que não são sintéticos ou produzidos pelo ser humano.

As rações naturais são aquelas que utilizam ingredientes naturais, com origem em plantas e animais. Os ingredientes não devem ser transgénicos e a sua composição natural não deve ser alterada.

Não utilizam aditivos sintéticos, como corantes, sabores e conservantes artificiais. Os processos de produção devem ser naturais, não utilizando processos de síntese química.

As rações naturais não contêm:

  • Corantes artificiais;
  • Sabores artificiais;
  • Conservantes artificiais;
  • Aditivos sintéticos;
  • Vitaminas e minerais sintetizados.

Existem fontes naturais destes aditivos. Por exemplo, o uso de beterraba pode substituir o uso de corante vermelho e a vitamina C e E são conservantes naturais.

Algumas rações naturais podem fazer uso de micronutrientes sintéticos, como vitaminas e minerais, para obter o equilíbrio nutricional. Nestes casos, devem ter um aviso no rótulo.

Não existem regulações relativas ao uso do termo “natural” nos rótulos das rações. Logo, não existe um controlo legal dos ingredientes que são considerados naturais.

Se quer optar por uma ração natural, deverá ler o rótulo para se certificar que não contem aditivos sintéticos.

O que são as rações orgânicas?

As rações orgânicas são aquelas que usam ingredientes orgânicos e excluem a utilização de aditivos sintéticos, como sabores, corantes, e conservantes artificiais.

Os ingredientes orgânicos devem ser produzidos com as seguintes regras:

  • Plantas produzidas sem o uso de pesticidas e fertilizantes sintéticos;
  • Não são utilizados organismos geneticamente modificados;
  • Limites restritivos no uso de antibióticos em pecuária;
  • São utilizadas rações orgânicas para alimentar o gado;
  • Pecuária extensiva, ao ar livre, permitindo a expressão de comportamentos naturais;
  • Utilização de recursos locais e das melhores práticas;
  • Uso responsável dos recursos naturais e energéticos.

Não existe uma definição legal para rações orgânicas. No entanto, as empresas que produzem alimentos orgânicos devem estar registadas e aprovadas.

Produtos embalados, incluindo as rações para animais de companhia, devem incluir pelo menos 95% de ingredientes orgânicos para poderem ser rotulados como orgânicos.

Tal como nas rações naturais, as rações orgânicas usam aditivos naturais. Assim, também utilizam conservantes naturais que reduzem o prazo de validade.

Qual é a diferença entre a ração natural e orgânica?

Os termos natural e orgânico não são sinónimos. As rações naturais utilizam apenas ingredientes naturais, excluindo a utilização de aditivos sintéticos.

As rações orgânicas impõe as mesmas que as rações naturais. No entanto, os ingredientes naturais das rações orgânicas devem ser produzidos utilizando práticas de agricultura e pecuária “orgânica”.

Assim, as rações orgânicas são mais restritivas nos ingredientes utilizados do que as rações naturais. As rações naturais poderão fazer uso de ingredientes que não são permitidos nas rações orgânicas.

As rações orgânicas não descrevem apenas os ingredientes utilizados, mas também a forma como estes ingredientes foram produzidos.

As rações naturais e orgânicas simulam as dietas dos antepassados dos cães e gatos?

As rações naturais e orgânicas são apenas rações comerciais com limitações relativas à inclusão de ingredientes e ao seu processamento.

Rações naturais são por vezes usadas incorretamente como sinónimo de rações ancestrais, ou seja, de rações que recriam a alimentação dos animais no estado selvagem.

Uma ração ancestral popular é a ração de carne crua (BARF), em que o animal se alimenta principalmente de carne e ossos. No entanto, a carne crua pode conter parasitas e microrganismos patogénicos. As rações de carne crua podem ser naturais e orgânicas se utilizarem ingredientes naturais e orgânicos, respetivamente.

O mesmo é verdade para as dietas caseiras, dependendo dos ingredientes utilizados. No entanto, estas requerem mais dedicação e estão em maior risco de desequilíbrio nutricional.

As rações grain free não são necessariamente rações naturais e orgânicas. As rações grain free apenas excluem cereais, como o trigo, cevada e arroz, da sua composição.

Resumimos na seguinte tabela vários termos associados às rações naturais e orgânicas:

TermoDefinição
Ração naturalSão rações produzidas com ingredientes naturais, sem o uso de transgénicos ou aditivos sintéticos.
Ração orgânicaSão rações produzidas com ingredientes naturais e orgânicos, sem o uso de transgénicos ou de aditivos sintéticos.
Ração sem cereaisSão rações que excluem o uso de cereais, como o trigo e milho, na sua composição.
Ração holísticaSão dietas que seguem uma filosofia baseada em nutrir o corpo, mente e espírito do animal.
Ração ancestralSão rações com uma composição rica em proteína e pobre em carboidratos, à semelhança das dietas dos antepassados dos cães e gatos.

As rações naturais e orgânicas são boas?

As rações naturais e orgânicas são vendidas como sendo melhor para o pelo e pelo, mais saudáveis, mais fáceis de digerir e mais nutritivas.

Para muitos cuidadores, as rações naturais são também associadas a outros conceitos, como a dietas ancestrais, rações orgânicas, rações sem subprodutos animais, e rações ricas em proteína.

Como mencionamos anteriormente, a qualidade das rações naturais e orgânicas varia de produto para produto. A grande diferença com as rações convencionais são os tipos de ingredientes e processamento utilizado.

Até ao momento, não há provas que demonstrem que as rações naturais e orgânicas sejam mais saudáveis do que as rações convencionais. Ambos os tipos podem fornecer todos os nutrientes necessários desde que sejam rotuladas como “completas e equilibradas”.

No entanto, pode haver algumas vantagens na utilização de rações naturais e orgânicas.

Não utilizam aditivos sintéticos

Os aditivos sintéticos são utilizados com várias funções, como dar cor, sabor, textura, estabilidade e resistência à degradação. Os mais importante são os conservantes que prolongam o prazo de validade, mantendo a ração segura e nutritiva.

Apesar dos aditivos sintéticos utilizados nas rações para animais de companhia serem regulados e testados, os cuidadores preocupam-se que possam ser prejudiciais a longo-prazo.

As rações naturais e orgânicas utilizam ingredientes naturais para obter resultados semelhantes. Por exemplo, utilizam conservantes naturais (ex. vitamina C), que são mais fracos e logo diminuem o prazo de validade da ração. Logo, deverá estar mais atento a sinais de degradação do alimento.

Não utilizam corantes artificiais

As rações coloridas geralmente são produzidas com corantes sintéticos. Estes corantes não têm funções nutricionais nem contribuem para a segurança da ração.

Os corantes são usados nas rações para criar uma cor uniforme e agradar ao cuidador, fazendo-o crer que a ração é de melhor qualidade.

Como os corantes sintéticos não têm nenhuma função essencial, é preferível utilizar rações que usem corantes naturais. Muitas rações usam caramelo como um corante natural castanho.

Não utilizam organismos geneticamente modificados (transgénicos)

Os transgénicos são organismos que foram modificados geneticamente utilizando biotecnologia, tornando-os mais produtivos e resistentes a pragas.

Não existem evidencias de que o consumo de organismos geneticamente modificados possam causar efeitos adversos na saúde.

No entanto, muitos cuidadores preferem comprar rações sem transgénicos devido a preocupações com os efeitos a longo-prazo, a alterações durante o processamento e com o uso excessivo de pesticidas.

Utilizam mais ingredientes frescos e integrais

Rações naturais e orgânicas tendem a fazer mais uso de ingredientes frescos e integrais. A associação entre vários ingredientes frescos e integrais pode ter efeitos benéficos na saúde.

Os cereais integrais são fonte de fibra e de carboidratos, usados como energia. São também ricos noutros nutrientes, como vitaminas, minerais e fitonutrientes.

As carnes frescas ou com baixo processamento geralmente apresentam um melhor perfil nutricional e digestibilidade. O seu uso pode melhorar a qualidade da ração.

Não podem ser sujeitas a processamento químico

As rações naturais e orgânicas são sujeitas a um conjunto mais restrito de processos de produção. Os seus ingredientes também não poderão ser sujeitos a processos de preparação químicos.

O processamento excessivo dos alimentos pode originar a perda de nutrientes. Por exemplo, altas temperaturas podem desnaturar as proteínas tornando-as menos disponíveis.

Assim, os ingredientes utilizados são geralmente mais ricos e a ração final pode ter menos perdas de nutrientes durante a produção.

Referências: Buff et al. 2014; Carter et al. 2014

Deixe um comentário