Raças de cães para apartamento

Existe muita gente que vive em apartamento e já pensou em adoptar um cachorrinho. Qual será a melhor raça de cachorro para apartamento?

Antes de mais deve ter em conta que todos os cachorros precisam de passear, mesmo aqueles que têm casas grandes e que caminhar ou correr com o seu cachorro é importante para a sua saúde mental e física.

Lembramos também que o cão não é um bom animal para ficar sozinho em casa longos períodos de tempo. O seu animal pode até desenvolver um Síndrome de Ansiedade de Separação.

Características que deve procurar num cão de apartamento:

  • Sociabilidade;
  • Nível de energia baixo;
  • Pouco barulhento;

Sociabilidade

O cão vai passar muito tempo com outras pessoas, possivelmente crianças e até outros animais, quer dentro de casa quer ao levar o cão à rua (nas escadas do prédio, elevadores, etc). O seu cão deve-se adaptar às pessoas e se este for bastante amigável e sociável não terá problemas, nem com os vizinhos! Por isso evite raças mais territoriais e menos tolerantes de outros animais ou pessoas.

 

Nível de energia baixo

O nível de energia de um cachorro de apartamento deve ser baixo, especialmente quando ele está em casa. Se o seu cão for muito activo ele acabará por entrar em stress e começar a libertar a sua energia no ambiente que o rodeia, destruindo e roendo objectos.

 

Pouco barulhento

Os problemas mais comuns com vizinhos surgem devido ao barulho. Um cão silencioso, ou que ladra apenas quando estimulado é o ideal para apartamento. Evite também cães com uma voz bastante audível e poderosa. Deixamos também algumas dicas para treinar o seu cão para que este deixe de uivar e latir.

 

Veja a nossa lista de raças de porte pequeno, médio e grande, que são mais adequadas para apartamento.

Cães de porte pequeno

Pug

Maltês

Yorkshire Terrier

Shih Tzu

Cães de porte médio

Bulldog Francês

Cavalier King Charles Spaniel

Bulldog Inglês

Boston Terrier

Basset Hound

Cães de porte grande

Great Dane

Greyhound

Retrievers

Rafeiro

Os rafeiros também podem ser excelentes cães de apartamento. Por serem um grupo muito diversificado, é necessário conhecer bem o cachorro antes de o levar para sua casa. Contacte associações ou canis, tal com o canil da trofa, e indique que tipo de animal procura. Eles ajudá-lo-ão a encontrar o animal mais adequado para si e para a sua família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *